Anúncios
Desvendando a Verdade Por Trás da História da Chapeuzinho Vermelho
A infância é repleta de histórias e fábulas que pintam um mundo de fantasia e aventura para nós. Contos populares que foram transmitidos de geração em geração, frequentemente servindo como cenário para filmes. Uma história reconhecida mundialmente é a de uma menina com uma capa vermelha que caminha pela floresta em direção à casa de sua avó. Todas as crianças ansiam pelo final feliz da história, torcendo para que tanto a Chapeuzinho quanto a vovó consigam escapar das garras do lobo
A Versão Contemporânea da História da Chapeuzinho Vermelho
A trama nos conta que a mãe de Chapeuzinho Vermelho dá uma cesta cheia de doces à sua filha para que ela leve à sua avó doente. Preocupada com a segurança de sua filha, a mãe instrui que a menina deve seguir o caminho que foi indicado e não parar até chegar à casa da avó, nem conversar com estranhos. No entanto, ao longo do caminho, a menina encontra um lobo que a convence de que é uma boa criatura e descobre o destino da menina. A história termina com o lobo tentando se disfarçar de avó e um caçador salvando Chapeuzinho e sua avó do lobo.
Anúncios
O Fim Trágico Original do Conto da Chapeuzinho Vermelho
O historiador americano Robert Darnton sugere que a história original da Chapeuzinho Vermelho data da Idade Média na Europa, inventada por camponeses que queriam assustar seus filhos para evitar que eles se aventurassem na floresta perigosa. De acordo com Darnton, o final da história não era feliz como atualmente é contado. Na verdade, o lobo matava tanto a avó quanto a Chapeuzinho e comia suas carnes.
Anúncios
As Mudanças ao Longo dos Tempos
Na versão original, o lobo chega à casa da avó e convida Chapeuzinho para um banquete feito com a carne e o sangue da vovozinha. Finalmente, o lobo pega Chapeuzinho e a come. Com o passar do tempo, a história passou por várias modificações que se adequavam ao contexto histórico, aos valores morais, éticos e culturais dominantes da época.
Fonte: História do Mundo