Animais em Chernobyl aparentam ser resistentes à radiação

Anúncios

Descoberto em Chernobyl Animais Resistentes à Radiação:

Quase 40 anos após o mais devastador acidente nuclear já registrado, pesquisadores descobriram que alguns animais em Chernobyl desenvolveram resistência aos efeitos do episódio.

Exclusão de Chernobyl: o lar de invertebrados com DNA resistente?

Anúncios

De acordo com um novo estudo desenvolvido por especialistas da Universidade de Nova York, obteu-se comprovação de que nematoides microscópicos encontrados na área de Exclusão de Chernobyl possuem resistência à radiação.

Esta pesquisa, realizada com amostras colhidas no local em 2019 e contando com a colaboração de cientistas da Ucrania e dos EUA, trouxe resultados inesperados. Os nematoides – vermes minúsculos com genomas simples e ciclos de vida curtos – não exibiram marcas de danos em seus DNAs causados pela radiação.

Anúncios

Isso demonstra notoriamente que esses seres desenvolveram estratégias surpreendentemente eficazes para lidar com a radiação ao longo dos anos.

Adaptação Notável

Apesar desta descoberta incrível, não se deve esquecer que Chernobyl ainda não é um ambiente seguro. No entanto, ressalta-se a impressionante capacidade de adaptação destas formas de vida invertebrada.

Conforme os pesquisadores, é possível que estes organismos tenham desenvolvido mecanismos excepcionais de reparo de DNA, permitindo que prosperem num meio ambiente potencialmente mortal para grande parte das espécies.

![Imagem via UOL](https://s4.static.brasilescola.uol.com.br/be/2023/03/lombriga-parasita-ascaris-lumbricoides-enrolada-um-nematodeo.jpg)

Possibilidade de Futuras Pesquisas

O estudo atual, publicado nos Proceedings da Academy of National Sciences e divulgado pelo ScienceAlert, abre um vasto campo para futuras pesquisas acerca da resiliência da vida selvagem em ambientes extremos.

Os mecanismos de reparo de DNA presentes nos nematoides poderão fornecer importantes insights para o desenvolvimento de novas tecnologias de proteção contra radiação não só para seres humanos, mas também para outras espécies.

A Importância desta Descoberta

A descoberta dos nematoides nos traz possíveis implicações significativas nas mais variadas áreas da ciência.

Em primeiro lugar, desafia previsões anteriores sobre os efeitos da radiação crônica na evolução das espécies em ambientes extremos. Grande parte dos cientistas não esperava encontrar um animal tão resistente em um ambiente tão hostil após o desastre nuclear.

Em segundo lugar, esta descoberta abre novos caminhos para a pesquisa médica e ambiental. Os mecanismos de reparo de DNA destes vermes poderão ajudar no desenvolvimento de tecnologias novas para proteger humanos e outros animais contra os efeitos da radiação.

![Imagem via Flickr](https://live.staticflickr.com/8329/8134337381_29ae3fb028_b.jpg)

Por que Chernobyl Ainda é Inabitável?

Pode haver dúvidas sobre o motivo pelo qual, mesmo após tanto tempo, a área continua desabitada. É importante lembrar que em abril de 1986, o mundo observou o pior acidente nuclear da história com a explosão do reator 4 da usina nuclear na Ucrânia.

Consequentemente, a cidade vizinha de Pripyat, localizada a apenas 4 km da usina, foi evacuada dias depois, permanecendo inabitável até os dias atuais devido a níveis de radiação ainda perigosos.

Portanto, encontrar estes pequenos animais, os nematoides de Chernobyl, com DNA resistente ao ambiente é um feito notável que poderá ajudar a ciência a entender e talvez recuperar a área.

 

Fonte: Olhar Digital

Imagens: Flickr, UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *